quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Woodstock 94

Por Raphaela Curty e Caio Lemos
O Woodstock de 1994 foi a primeira tentativa de repetir o evento original de 1969, passados 25 anos. Como o primeiro, o evento ocorreu em Agosto, nos dias 12,13 e 14, em Saugerties, cidade próxima a Nova York, mas não repercutiu da mesma forma. Enquanto o dos anos 60 derrubou as cercas para o livre acesso de todos, que aproveitaram os espetáculos sem nenhuma confusão. O “genérico” cobrou mais de 100 dólares por cada ingresso e contou com um público aproximado de 250 mil pessoas, menos da metade do primeiro, e ainda terminou em confusão.
Os shows de 94 foram promovidos como: “Mais 2 dias de Paz e Música”, e o dia 12 foi adicionado posteriormente ao evento. A idéia foi boa, mas o que marcou mesmo foi a grande guerra de lama iniciada pela banda Green Day. Após o vocalista Billie botar na boca a lama jogada por um fã e correr pelo palco, a multidão começou a jogar mais, e a situação saiu do controle. As pessoas tentavam subir ao palco, até que o baixista da banda, Mike Dirnt, foi confundido por um segurança e levou um soco, perdendo vários dentes.
A parte musical do Woodstock ’94 foi, obviamente, espetacular. Por mais que alguns tenham antipatia pelas edições posteriores do evento (que de fato, perdeu a função original de confraternização entre desconhecidos e toda a filosofia por trás disso), é inegável a qualidade dos shows da edição. Muitas bandas mundialmente famosas se apresentaram ao longo dos três dias de festival, e fizeram história.
Algumas bandas do Woodstock original se apresentaram também na versão ’94 do evento, como Santana e Joe Cocker. Para sustentar o número de bandas que iriam tocar no festival, os organizadores decidiram adicionar mais um dia (12) aos dois previamente estipulados (13 e 14). No primeiro dia, Sheryl Crow foi a artista mais famosa mundialmente a se apresentar, algo não muito bem visto pela maioria do público. Porém, o dia 13 tinha muitas surpresas guardadas. Aerosmith, The Cranberries, Joe Cocker, Metallica e Nine Inch Nails balançaram a platéia com seus shows. Sem dúvidas, um dia memorável para os presentes ali, naquele momento histórico.
Para fechar o festival, o dia 14 se mostrou um pouco mais “retrô”, com as apresentações de Bob Dylan, Peter Gabriel, Santana e Paul Rodgers. O contraponto foi a presença das bandas Green Day e Red Hot Chili Peppers. O fim do show de Peter Gabriel, o último a se apresentar no Woodstock 94’, foi o ponto final em uma página histórica da música, em escala mundial.

3 comentários:

William disse...

Gostaria muito de saber o porque de terem jogado lama na banda Green Day?

Anônimo disse...

Não foi por raiva ou coisa assim, foi só uma brincadeira que saiu de controle e se tornou um dos momentos mais hilários da banda e do festival!

Anônimo disse...

hahahaha queria tá la no meio dessa anarquia toda