sábado, 6 de dezembro de 2008

Diretor de O Segredo de Brokeback Mountain lança em 2009 filme gay sobre Woodstock

Por Julio Marcus Araujo

O cineasta taiwanês Ang Lee prepara para 2009 o lançamento do filme inspirado no livro do escritor americano Elliot Tiber intitulado Taking Woodstock, que irá abordar de uma maneira cômica o lado gay do que foi o maior festival de roque de todos os tempos.
O filme terá o mesmo título do livro, seguindo a verdadeira estória de um homem gay da cidade de Nova Iorque, que esconde sua orientação sexual da própria família. Isso foi visto, por muitos, como o início do moderno movimento de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais (GLBT), ainda muito à frente daquela época. Este homem foi Elliot Tiber, um aspirante designer de interiores, filho dos proprietários de um pequeno motel, no estado de Nova Iorque, e que serviu como acomodação de grande parte dos organizadores do festival de Woodstock, realizado em 1969 na cidade de Bethel, estado de Nova Iorque.

Até então, o festival de Woodstock sempre foi visto como um marco de uma juventude heterossexual, que em 1969, tinha como ideal mudar o mundo e que pregava o lema “sexo, drogas e rock and roll” como filosofia de vida. Mas nunca o lado gay de Woodstock havia sido abordado até então no cinema.
Ang Lee está sendo cauteloso no preparo do filme, pois Tiber, escritor há mais de 35 anos, sempre teve o tom da comédia em suas obras e isso poderia criar personagens gays estereotipados para o longa, coisa que Lee evita fugir, como fez com a produção de "O Segredo de Brokeback Mountain", vencedora de três Oscars, incluindo melhor diretor.
Tiber escreveu e produziu diversas comédias musicais para o teatro, televisão e filmes ao redor do mundo. Também foi dramaturgo para o Teatro Nacional da Bélgica. É professor de comédia escrita e de atuação. Seu primeiro romance, intitulado Rue Haute, foi bestseller na Europa e publicado nos Estados Unidos com o título de High Street. Como humorista, Elliot Tiber apareceu em diversas redes de TV americanas, como a CNN, e com seu show em outros países, tais como França, Inglaterra, Japão, Rússia e Alemanha. Atualmente reside em Nova Iorque e na Califórnia, ao mesmo tempo.
Quem deseja mais informações sobre Elliot Tiber, poderá entrar em contato com o próprio pelo e-mail elliot@elliottiber.com.

Aniversário de 40 anos de Woodstock terá exibição de filmes GLBT

Elliot Tiber também é fundador do Gaystock, evento idealizado para o 1º Festival Internacional de Música e Arte de Ft. Lauderdale, nos Estados Unidos, previsto para agosto de 2009, que terá como foco a projeção, durante 24 horas diárias, de filmes do gênero gay e lésbica, como parte das comemorações dos 40 anos de realização do primeiro festival de Woodstock.
O projeto visa integrar forças de organizações locais e da indústria do
turismo. Locais para sua realização ainda estão em estudo, mas tudo indica que o estado americano da Flórida será o palco para tal, com previsão de receber em torno de 200 mil espectadores

Nenhum comentário: