terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O amor “dá show” em Woodstock

Por Samuel Paes de Luna

Nos três dias em que a paz e a música foram celebradas, apesar das confusões no acesso ao Festival de Woodstock e dentro dele, quem brilhou mesmo foi o “amor”. Dentre pouco mais de 260 músicas executadas pelos 33 artistas, que se apresentaram no palco do evento, pelo menos 180 composições falavam de amor, das relações humanas entre homem e mulher, amigos e familiares; do amor que pode transformar o mundo.
Já no primeiro dia do evento, a banda Sweetwater, sexta atração do show, com Why oh why e o cantor Bert Sommer, logo em seguida, com as composições Things Are Going my Way e Jennifer
destacaram a paixão pela mulher amada, o amor incondicional, um sentimento de tal força sem explicação:

“You know that my love for you is strong, you went dreaming me
on you baby all the day. Time is right, it cannot be wrong
to see that I love him.
I love her, I love her (what
can do me) me I love her, I do me
to I love.”
(Why oh why – Sweetwater)


“Você sabe que meu amor por voce é forte. Você vem sonhando comigo o
dia inteiro querido. A hora é certa, não pode estar errada para ver que eu o
amo. Eu a amo, eu a amo (o que posso fazer) eu me faço para eu amar.”

Desciam e subiam artistas naquele palco e o que predominava nas performances musicais era o que se referia ao maior sentimento do coração. A banda Mountain, no segundo dia do festival, em "For yasgur’s farm" cantou um sonho de amor onde a vida se completava com o amor do outro, de tal forma que duas vidas se tornavam uma e tudo que se via e conhecia era amor.
Na seqüência das apresentações do segundo dia, uma das maiores referências musicais de Woodstock, Janis Joplin, fez sua parte na defesa do amor, entre outras composições, com "As good as you've been to this world", em que sugeria amar cada vez mais, viver o quanto puder a vida amorosa, amar como ama a mãe, como ama o irmão, os familiares, os amigos:
“Live your loving life,
Live it all the best you can(…)
Alright, the way you love your mother,
The way you love your sister, your brother…”
(As good as you’ve been to this world – Janis Joplin)

“Viva sua vida amorosa
Viva-a da melhor maneira que possa
sim, do jeito que você ama
sua mãe do jeito que você ama sua irmã, seu irmão”

Outros temas como política, igualdade, luta por direitos, liberdade, união, paz, família e guerra foram muito cantados nos três dias em Woodstock como o exemplo das canções Handsome Johnny por Richie Havens, I feel like I'm fixin' to die rag(next stop Vietnam) por Country Joe McDonald, ambas narram e criticam indiretamente cenas da guerra do Vietnã e a política americana. Também fugindo ao “tema mais tocado” as letras Let's Work Together cantada por Canned Heat e When You Find Out Who You Are e Invocation pela The Incredible String Band pregavam a mensagem por um mundo melhor, através da força interior, pela paz e união:

Come on mothers throughout the land
pack your boys off to Viet Nam
come on fathers don't hesitate
send your sons off before it's too late
and you can be the first ones on your block
to have your boy come home in a box”
(I feel like I'm fixin' to die rag/next stop Vietnam – Country Joe
McDonald)


“Vamos mães, pela terra.
Levem seus meninos para o Vietnã.
Vamos pais, não hesitem,
Enviem seus filhos antes que seja tarde demais,
E vocês podem ser os primeiros no seu quarteirão (bairro)
A receber o seu menino dentro de uma caixa”

No terceiro e último dia e não diferente dos anteriores, “o grande tema imprevisto” para o festival pôde ser ouvido também pela banda Country Joe and The Fish na música Thing called love em que alguém promete a pessoa amada algo que dinheiro no mundo não pode comprar, que está bem profundo no coração: o doce amor:

“Deep in my heart, babe, the feelin' is there,
'Cause I got somethin' money can't buy…
I got love, love, I said love,
Sweet love, love, yeah!”
(Thing called love – Country Joe and The Fish)


“No fundo no meu coração, querido, o sentimento está.
Pois eu tenho algo que o dinheiro nao pode comprar...
Eu tenho amor,amor, eu disse amor,
Doce amor, amor yeah!”


Encerrando o último dia e também o Festival de Woodstock de 1969, a atração considerada também como uma das maiores referências desse evento, o cantor Jimi Hendrix. Ele cantou, abrindo sua apresentação, Message to love. Nessa canção Jimi fala de amor próprio, de acreditar em si mesmo para melhorar e ser feliz:

“Find yourselef first
And then your tool
I said find yourself first
And then your talent”
(Message to love – Jimi Hendrix)

“Encontre-se primeiro
E depois suas ferramentas
Eu disse, encontre-se primeiro
E depois o seu talento”
Há quarenta anos, um espetáculo de música de três dias reuniu mais de 400 mil pessoas e provou que a união, a paz, a busca por um mundo melhor e, sobretudo, o amor tem poder de transformar nossa sociedade e com essas mensagens tornou-se um marco de grandes mudanças numa geração extremamente engajada e consciente do seu papel social.

Nenhum comentário: