terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Jimi Hendrix, Rock'n'roll encendiado que ficou pra história

Por Chrystiane Corrêa Baeta
Foto: Divulgação

Como um simples sonho que nem se espera muito, Woodstock Music & Arts - três dias de paz e amor, se tornou algo inesquecível para os que puderam conferir de perto o espetáculo na década de 60, como para os que precisam hoje, recorrer aos arquivos e acervos da história do rock'n roll mundial, como eu. Foram 3 dias de pura imersão no mundo irreal, anexo ao real, que começa numa quinta-feira e vai até a segunda-feira seguinte. Um evento com público de aproximadamente 450 mil pessoas, unidas apenas pela o movimento musical de paz e amor e no caso daquelas que conseguiram, presenciar a apresentação histórica de Jimi Hendrix.

No dia 18 de Agosto, último dia do festival, dia de muito sol, sobe ao palco Jimi Hendrix, bem mais tarde que o previsto (ele deveria ter subido ao palco no domingo à noite) já cumprimentando aqueles que persistiram no local desde o dia anterior para ver sua apresentação. Como um "furacão" (forma que é chamado por todos que narram esse momento) embala em sua guitarra a famosa interpretação especial do hino nacional norte-americano em Woodstock Improvisation, deixando a platéia estarrecida. Como o Woodstock vinha especialmente para reverter à sensação que pairava nos EUA na época, que passava por um período de guerra, Jimi, ao tocar o The Star Spangled Banner, simulou na guitarra tiros, rajadas de metralhadora e até bombas. Tudo isso pra de alguma forma trazer para aquele mundo irreal e lembrança da qual todos ali queriam fugir. Mas fugir para que? Em Woodstock todos estavam seguros.

Um show único, marcante, que fechou o festival com chave de ouro, e simbolizou muito para aquela geração que pode assistir ao marco da historia da música mundial. É assim que podemos dizer que foi o show de Jimi Hendrix, ponto alto do Woodstock. Uma das histórias que rende depoimentos ainda pelos experts em Woodstock, é sobre a lenda do da destruição da guitarra de Hendrix neste show. O que se diz é que a guitarra preferida de Frank Zappa era a que o Hendrix havia posto fogo em Woodstock. Dizem que Zappa estava tocando no mesmo dia de Jimi Hendrix em Woodstock e Hendrix tinha o hábito (conhecido na época) de quebrar guitarras. Neste dia, Zappa se antecipou ao Hendrix e quebrou sua guitarra em seu show deixando no ar o que de diferente Hendrix poderia aprontar em sua apresentação e nesse embalo, Hendrix resolveu lança uma nova moda e ateou fogo em sua guitarra numa celebração quase que exorcista. Isso faz parte das lendas de Woodstock, pois na verdade essa história é contada de várias formas diferentes. De qualquer forma, de fato Frank Zappa realmente teve uma guitarra de Jimi Hendrix com uma de suas preferidas. Agora se isso aconteceu em Woodstock é a questão. Acredito que não.

Com o cachê mais alto do festival (125 mil dólares), Hendrix fez por merecer seu jabá. Jimi subiu ao palco para fechar o festival e só saiu de lá na manhã do dia seguinte. Acompanhado da banda Gypsy Sons And Rainbows (composta por Mitch Mitchell na bateria, Billy Cox no baixo, Larry Leeds na guitarra, Jerry Valez e Juma Sultan na percussão), ele tocou seus maiores clássicos e gravou seu nome à importância do festival. Simplesmente, não há como lembrar de Woodstock (e olha que perguntei para várias pessoas) sem ter a imagem de Hendrix na cabeça. Porém, vale lembra que houve outros registros tão importantes quanto, no espetáculo como Joe Cocker (e sua brilhante interpretação de "With A Little Help From My Friends", dos Beatles), Country Joe & The Fish e uma chuva torrencial - que ameaçou acabar com a festa, mas só veio trazer a lama como mais uma marca inesquecível do evento. Depois seguiram Ten Years After, The Band, Blood, Sweat & Tears, Paul Butterfield, Johnny Winter, Crosby, Stills, Nash & Young, Sha Na Na e, finalmente, Jimi Hendrix. Os californianos do Iron Butterfly estavam agendados para tocar, mas acabaram ficando presos no aeroporto. De fato ainda devem se lamentar de tal fato, visto que deixaram de estrelar o documentário do festival ao lado da cena mais marcante: um Hendrix possuído tocando "Star Spangled Banner", música que, naquele momento, deixava de ser o hino dos Estados Unidos para ser, definitivamente, o hino de Woodstock.

E por fim vale ressaltar a importância do festival como um todo, que até hoje pessoas arrasta pessoas de todo mundo até o local apenas para se sentir dentro daquela história e quem sabe até levar um suvenir (pegar um pouco terra, umas pedras), só para ter um registro. Pois bem, esse foi um acidente que nunca mais acontecerá igual, ou para acontecer precisaria que o tempo voltasse, pois somente com aquele cenário, com aquele público, com Jimi Hendrix "presente" para se ter um Woodstock outra vez.

Algumas das músicas que Jimi Hendrix apresentou em seu show:

Message To Love
Spanish castle magic
Red House
Lover Man
Foxey
Lady
Jam Back At The House
Izabella Fire
Voodoo Child (Slight
Return)
Star Spangled Banner
Purple Haze
Woodstock Improvisation
Villanova Junction
Hey Joe

3 comentários:

Blog do Franco disse...

beleza de comentário!


A atmosfera de woodstock faz ter uma nostalgia sem nem ter estado lá!

Família Sol Nascente disse...

Acabei de assistir no Bis pela 1a vez a apresentação de Jimi Hendrix e fiquei impressionada com seu manejo da guitarra.

Família Sol Nascente disse...

Acabei de assistir no Bis pela 1a vez a apresentação de Jimi Hendrix e fiquei impressionada com seu manejo da guitarra.