terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Depois de 40 anos de Woodstock

Aqui todos vão saber o que aconteceu com algumas bandas que participaram do Festival de Woodstock em 1969.

Por Tatiana Souza, Tábata Uchoa, Lara Voges e Bruna Mayor

Depois de 40 anos, muita c oisa mudou, alguns continuam na ativa, outros decidiram deixar a carreira de lado e há aqueles que "partiram dessa para melhor" (ou pior!)

Confiram o destino das bandas e cantores:

ARLO GUTHRIE
Guthrie nasceu em 1947 em Nova Iorque, e é filho do cantor e compositor de folk Woody Guthrie. Ele cresceu cercado por vários músicos e dançarinos como Pete Seeger, Ronnie Gilbert, Fred Hellerman e Lee Hays (The Weavers), Leadbelly, Cisco Houston, Ramblin' Jack Elliott, Sonny Terry e Brownie McGhee, e todos eles serviram de inspiração e influencia para sua carreira musical. Seu primeiro show foi aos treze anos e logo ficou envolvido com a cena musical dos anos 60.
Ele presenciou a transição da música e de uma geração anterior de cantores de baladas, como Richard Dyer-Bennet, para uma nova era; com cantores e compositores como Bob Dylan, Jim Croce e Joan Baez. Sua canção mais famosa é “Alice’s Restaurant”, que dura 18 minutos e 34 segundos na sua versão original e foi lançada em 1967. A música é um protesto contra a guerra do Vietnã e deu origem a um filme de mesmo nome.
Como suas músicas eram muito longas, ele foi banido de muitas rádios, mas fez uma apresentação memorável no festival de Woodstock.
Após participar do festival de Woodstock, Arlo continuou sua carreira e, em 1976 o seu álbum “Amigo” recebeu cinco estrelas da Rolling Stones, sendo provavelmente o seu trabalho mais bem recebido. Em 1975, durante um concerto beneficiente em Massachusetts, Arlo e sua banda tocou Shenandoah em público pela primeira vez. Eles chegaram a fazer um tour e tocaram juntos dos anos 70 até um pouco antes dos anos 90. Apesar de terem um bom desempenho, a banda não teve tanto sucesso quanto Arlo teve tocando solo. E assim eles acabavam tocando muitas das músicas de Guthrie, que eram as mais pedidas.
Além de cantor e compositor, Arlo também se arriscou como ator. Ele fez aparições em diversos filmes, e ficou mais conhecido por sua atuação no filme “Alice’s Restaurant”. Também co-estrelou um drama feito para a televisão chamado “Birds of Paradise”.
Link para Arlo Guthrie tocando “Alice’s Restaurant”: http://www.youtube.com/watch?v=b8DtpdXZi0M

BERT SOMMER
Bert Sommer nasceu no dia 7 de fevereiro de 1949. Ele era um músico americano que começou a carreira sendo vocalista de uma banda de rock barroca, compondo músicas para a banda The Vagrants e gravando um compacto simples em 1967, chamado And Suddenly/Ivy, Ivy. Graças a esses trabalhos no início da carreira, Berto Sommer foi descoberto pelo empresário Dominic Sicília, e em novembro de 1967 fez a sua primeira apresentação de divulgação do álbum Road to travel, gravado em 1968.
Além disso, Bert participou de um teste para o elenco do musical Hair, da Broadway. Bert Sommer era amigo do produtor musical Artir Kornfeld, que estava por trás das preparações do Festival de Woodstock, que ajudou Bert a subir no palco do grande festival. Ele tocou no primeiro dia, mas a sua carreira não teve grandes sucessos. Bert Sommer morreu no dia 23 de julho de 1990.

Blood, Sweat & Tears
Blood, Sweat & Tears foi formada em Nova Iorque em 1967, por Al Kooper, Jim Fielder, Fred Lipsiues, Randy Brecker, Jerry Weiss, Dick Halligan, Steve Katz e Bobby Colomby. No ano seguinte, Al Kooper deixou os companheiros levando consigo o saxofonista Randy Brecker. Poucas semanas mais tarde, a banda gravou seu álbum de estréia, "Child Is Father To The Man", que foi lançado em junho do mesmo ano.
A banda passou por muitas mudanças nesses 40 anos de existência e teve vários nomes em sua formação, tais como Chris Albert, Don Alias, Dave Bargeron, Randy Bersen, Randy Brecker, Forrest Buchtel, Bruce Cassidy, Bobby Colomby, Jim Fielder, Barry Finnerty, Vern Dorhge, Bobby Economou, Joe Giorgianni, Dick Halligan, Jerry Hyman, Steve Katz, Steve Khan, Tony Klatka, Fred Lipsius, Tom Malone, Lou Marini jr, Richard Martinez, Ron McClure, Jaco Pastorius, David Piltch, Robert Piltch, Earl Seymour, Mike Stern, Neil Stubenhaus, Lew Soloff, Bill Tillman, Georg Wadenius, Jerry Weiss, Larry Willis, Chuck Winfield, David Clayton-Thomas, Al Kooper, Jerry Fisher, Jerry LaCroix.
A grupo atualmente conta com cinco artistas - Steve Jankowski, Bobby Colomby, Teddy Mulet, Jeff Lorber e Jens Wendelboe; sendo que apenas Bobby restou da formação original. Os integrantes garantem que não deixaram sua essência de lado e continuam apostando no misto de jazz, rock e uma pitada de música eletrônica. Afirmam ainda que continuam sendo um sucesso para o público da nova geração.

Site oficial: http://www.bloodsweatandtears.com/index.html

CANNED HEAT
O grupo ganhou espaço na história do rock com a sua participação no Monterey Pop Festival em 1967, onde também tocaram artistas como Jimi Hendrix, Janis Joplin e The Who. Em seguida, participaram do Festival de Woodstock em 1969, e foi depois disso e do lançamento de seu segundo disco que a banda realmente estourou.
Fundada por Alan Wilson e Bob Hite, a banda era formada também por Henry Vestine, Larry Taylor e Adolfo de la Parra. O nome Canned Heat foi dado por Bob Hite, a partir de um álbum gravado por Tommy Johnson, em 1928.
O segundo álbum “Boogie with Canned Heat” foi o maior sucesso comercial da banda, principalmente pela música “On the Road Again”.
O grupo tocou por dois dias no Fillmore East, em Nova Iorque, antes de tocarem em Woodstock em agosto. A música “Going up the Country” se tornou praticamente um hino do festival e foi incluída no CD triplo de Woodstock, mas infelizmente pouco antes da liberação de Woodstock – O Filme, a Warner reduziu doze minutos do original, e as apresentações de Canned Heat e Jefferson Airplane foram cortadas. Algum tempo mais tarde foi lançado um “novo” filme de Woodstock sem esses cortes, e a performance da banda pôde finalmente ser apreciada.
Em 1970, com a morte prematura de Alan Wilson, aos 27 anos, a fase clássica da banda chega ao seu final. Ainda há controvérsias sobre a causa da morte, fala-se em overdose de drogas, e que poderia ter sido suicídio.
A formação da banda passou, então, por diversas mudanças e o irmão de Bob, Richard Hite, entrou em 1971. O Canned Heat continuou tocando e, em 1981, perdeu o seu outro fundador, Bob Hite, que morreu de ataque cardíaco após uma apresentação. As mortes não param por aí e Henry Vestine morreu em 1997, na França ao final de uma turnê européia.
Com todas essas mortes o Canned Heat está sob a liderança de Adolfo de la Parra, e seu último álbum, intitulado Friends in the Can, foi lançado em 2003. A banda continua na ativa e sempre será lembrada por seus sucessos das décadas de 60 e 70.

CARLOS SANTANA
Em 1961, o então desconhecido Santana se mudou do México para San Francisco (EUA) e lá, pouco tempo depois, fundou a Santana Blues Band. Ele tocou em várias casas de sucesso em sua turnê e virou um fenômeno com a sua incrível performance no festival de Woodstock. Desde então ele nunca diminuiu o ritmo.
Na época do festival o grupo era formado por: Carlos Santana na guitarra, Gregg Rolie nos teclados e voz, David Brown no baixo, Michael Shrieve na bateria, Jose Áreas e Michael Carabello na percussão. Eles estavam lançando o álbum intitulado “Santana” e na turnê de divulgação passaram por Woodstock, fato que aumentou muito a popularidade do guitarrista.
Após 1971 a banda se desfez e desde então Santana contou com a participação de vários artistas para continuar sua turnê. Em 1977 tocou com outra personalidade do Festival de Woodstock, Joan Baez, na “Soledad Prision”. Entre os artistas com os quais Santana já fez parceria estão Steven Tyler, Shakira, Tina Turner e Eric Clapton.
Membro do “Hall da fama do Rock and Roll” Santana já vendeu mais de 90 milhões de álbuns e já ganhou dez Grammys. O álbum Supernatural, de 1999, foi um fenômeno de vendas e bateu o recorde de nove Grammys. A música “The Gama of Love”,do álbum Shaman, também recebeu um Grammy. São inúmeras as premiações de Santana, e em 2004 ele recebeu o prêmio “Person of the Year” da Latin Recording Academy.
Santana tem também uma longa história no ativismo social contribuindo com seu tempo, e também com fundos, para causas humanitárias. Ele fundou, junto com sua esposa Deborah Santana, a Milagro Fundation em 1998. A Milagro apóia organizações promovendo o bem-estar de crianças nas áreas de saúde, educação e artes.
Em 2006 ele esteve no Brasil e fez shows nas principais cidades brasileiras. No mesmo ano, Santana participou do “Rock in Rio Lisboa”, na mesma noite em que Roger Waters se apresentava.
Em uma declaração sobre as novas edições do Festival de Woodstock, Santana disse que apenas em 1969 houve um festival. As outras edições, segundo ele, não passaram de um evento para promover campanhas de bebidas alcoólicas.

Creedence Clearwater Revival
Mesmo antes de acontecer o festival de Woodstock, a banda já tinha o reconhecimento do público e da crítica. Mas foi após sua apresentação no evento que o grupo ganhou ainda mais força e, em 1970, lançou o compacto "Travellin' Band/Who'll Stop the Rain" e, através dele, conquistou o seu quinto disco de ouro e fez sua primeira turnê pela Europa.
Após cinco discos de platina e oito de ouro, em 1971, Tom Fogerty abandona o grupo para seguir carreira solo. Os outros integrantes decidem continuar como um trio, começando uma grande turnê pelos EUA e logo em seguida uma pela Europa. É lançado o décimo primeiro disco, "Sweet Hitch-Hicker / Door to Door", que ainda atinge o topo das paradas.
Em seguida, o disco de maior sucesso é lançado “Cosmo's Factory”, que vende mais de três milhões de cópias. Porém, no final de 1972, a banda anuncia seu fim. Apesar disso, todos os membros voltaram a tocar juntos em um projeto solo de Tom Fogerty em 1974.

EDGAR WINTER
Edgar Winter começou a carreira muito jovem, ao lado do irmão Johnny Winter. Suas músicas incluíam gêneros como jazz, blues, rock e pop. Além de cantor, Edgar compôs diversas músicas e coleciona mais de 20 álbuns durante seus anos de carreira.
O artista fez diversas participações em programas de TV, inclusive dando opiniões sobre política. Seu mais recente trabalho é um DVD, em que pode ser encontrado também um documentário de 30 minutos com o "modesto" título: "Edgar Winter: The Man and His Music".
Hoje, com 64 anos, vive em Beverly Hills com sua esposa e a cadelinha. E acreditem, o cara continua a se apresentar por aí!
Site oficial: http://www.edgarwinter.com/
.
JANIS JOPLIN
Logo após sua participação no festival de Woodstock, Janis Joplin formou um novo grupo, com mais influências de blues, e lançou um novo disco – “I Got Dem ‘Ol Kozmic Blues Again, Mama”, em setembro de 1969. O resultado do álbum na mídia foi diversificado nos EUA, mas na Europa o trabalho foi integralmente aclamado pela crítica. Com o novo trabalho e as novas turnês, Joplin, que havia deixado as drogas em 1968, voltou a ser usuária da heroína e a consumir álcool excessivamente. Para ela, as substâncias aumentavam o poder artístico de criatividade e ajudavam a enfrentar os problemas da depressão que a artista possuía. Finalmente, Janis Joplin reconheceu que precisava de ajuda e então, parou mais uma vez de usar drogas. Nesta época, ela formava a terceira banda de sua carreira, o “Full Tilt Boogie Band”, que trazia sons mais populares e profissionais. Durante este período, Joplin sentia que havia finalmente encontrado o seu estilo único de tocar blues e, enquanto gravava seu próximo disco “Pearl”, em 1970, ela voltou a usar heroína. Janis Joplin morreu no mesmo ano, de overdose, aos 27 anos. A artista nunca chegou a ver seu disco lançado. Mesmo com sua morte, o trabalho foi realizado e em 1971 chegou às lojas. O álbum ganhou disco de ouro, platina e platina triplo. Seu disco de melhores músicas – “Greatest Hits” – ainda atinge os primeiros lugares da lista da Billboard. Muitos álbuns foram lançados após sua morte, assim como muitos documentários de TV foram realizados. Atualmente, sua história é enredo para dois projetos de filmes contando sua biografia.
.
JOAN BAEZ
Joan “apareceu” no Festival de Newport em 1959 com apenas 18 anos, sendo a grande revelação do festival. Depois disso lançou um disco que teve um sucesso moderado e que chamava atenção pelo ótimo repertório, mas os seus próximos discos “Joan Baez Vol. 2” e “Joan Baez in Concert”, lançados respectivamente em 1961 e 1962, ganharam discos de ouro. Desde cedo o seu engajamento na política se refletia em suas canções, que muitas vezes eram canções de protesto. Aos poucos a cantora folk se tornou uma celebridade e ficou muito conhecida no meio estudantil e político, além de participar de inúmeros festivais. O namoro com o cantor e compositor Bob Dylan, que terminou em 1965, trouxe também uma parceria musical e muitas composições de seu namorado foram parar em seus shows e discos. Foi assim que Joan ajudou a promover a carreira de Dylan. Pouco antes de estourar no festival de Woodstock, Joan se casa com o militante e pacifista David Harris, o que é mais um fato a se refletir em sua vida musical. Antes de começar a sua apresentação em Woodstock, Joan faz um grande discurso contra a guerra do Vietnã, e sobre seu marido, que estar preso por resistência à guerra.
O seu último CD foi lançado nos Estado Unidos em setembro de 2008 e se chama “Day after Tomorrow”. Também foi muito comentado o apoio que Joan deu a Barack Obama nessas últimas eleições presidenciais. Joan gravou mais de 50 álbuns e suas viagens pelo mundo inteiro repercutem tanto musicalmente quanto pelo respeito que Joan tem aos direitos civis, e é considerada um exemplo de cidadã. Atualmente ela mora na Califórnia com sua mãe, que tem 93 anos, em uma confortável casa com muitas plantas e verde.
.
JEFFERSON AIRPLANE
O maior lançamento da banda foi no ano seguinte ao do festival, em 1970, também marcado pela saída do vocalista Martin Balin. Em 1973 o Jefferson Airplane lançou seu segundo álbum ao vivo, contando com uma nova formação e no ano seguinte, uma coleção chamada “Early Flight” foi o último disco oficial da banda. Em 1996 o Jefferson Airplane entrou para o “Hall da Fama do Rock and Roll”. Algumas compilações e remasterizações foram lançadas após isto, sendo a última em 2005, “The Essencial Jefferson Airplane”.
.
JOE COCKER
Após o festival de Woodstock, como muitos de seus contemporâneos, Joe Cocker teve uma série de complicações por conta do uso de drogas e álcool. Esta situação acabou atrapalhando a carreira do artista, que só retornou aos palcos na década de 80. Cocker obteve enorme sucesso e reconhecimento da mídia e se manteve assim até os anos 90, eternizando canções como "Up Where We Belong", "You Are So Beautiful", "When The Night Comes" e "Unchain My Heart". A música “Unchaim My Heart” teve maior sucesso no Brasil, por ter sido tema da novela “Sassaricando”, da Rede Globo. Além desta canção, o reconhecimento de Cocker na TV brasileira contou com muitas outras, sendo autor do tema de abertura da série “Anos Incríveis”, e a regravação do sucesso “Never Tear Us Apart”, da banda INXS, fez sucesso como trilha sonora na novela “Coração de Estudante”, da mesma emissora. No ano de 2007, Joe fez uma participação especial no musical “Across the Universe”, quando cantou “Come Together”, dos Beatles.
.
JOHN SEBASTIAN
John Sebastian nasceu no dia 17 de março de 1944, em Nova York. Durante toda a infância, John foi influenciado pelos pais, que costumavam freqüentar o Greenwich Village e eram envolvidos com música. John não surpreendeu quando tornou-se membro da Even Dozen Jug Band, tocando guitarra e outros instrumentos. Durante a juventude trabalhou com grandes nomes como Fred Neil, Tim Hardin, Mississipi John Hurt, Judy Collings e Bob Dylan. John participou de vários festivais, inclusive Woodstock, e passou a fazer trilhas para filmes dos diretores Francis Ford Coppola e Woody Allen. Nas décadas de 70 e 80, gravou novas canções, agradando seus fãs e conquistando admiradores. Em 1993, John lançou um livro para crianças e até hoje está envolvido com música. Recentemente, John passou a fazer parte de um grupo de compositores em Washington, para fazer campanha em prol da National Musica Publisher's Association. Hoje em dia, podemos ouvir suas músicas em filmes, programas de tv, além de programas de rádio e documentários. Ainda costuma tocar com a John Sebastian and the J-Band.
.
MELANIE SAFKA
Cantora e compositora, sua música foi reconhecida primeiro na Europa, principalmente na França onde “Bobo’s Party” ficou nas paradas de sucesso por várias semanas. Foi no mesmo ano, 1969, que Melanie participou do festival de Woodstock. Há rumores de que, por ser “desconhecida” até então, Melanie teve que apresentar sua carteira de motorista e dar uma “canja” do seu hit “Beautiful People” na entrada para provar quem era, já que nem crachá de artista ela tinha. Dizem também que ela só se apresentou por ser amiga do produtor Lang. Melanie compôs a música “Lay Down (Candles in the Rain)”, de grande sucesso nos Estados Unidos e na Europa, inspirada por seu show em Woodstock, quando inúmeras velas foram acesas. Mais uma curiosidade sobre a participação de Melanie em Woodstock é que ao perceber que tocaria para uma multidão, ela ficou muito nervosa e com uma forte crise de tosse. A tosse era tão alta que uma vizinha da barraca ao lado lhe mandou uma xícara de chá calmante. A vizinha em questão era ninguém menos que Joan Baez. Desde a sua apresentação em Woodstock, Melanie vem lançando ao menos um disco por ano, e a maior parte desses álbuns foi produzido por seu marido, Peter Schekeryk, com quem teve dois filhos.

2 comentários:

Penna disse...

faltou dizer sobre o John Sebastian que antes de Woodstock ele tocava na Lovin' Spoonful que na época a mídia americana tentou vende-los como os novos Beatles. eram bons, mas nem tanto.

Jorge Ramiro disse...

Meu avô foi para Woodstock e ele me disse que era muito bom. Fui ao Tomorrowland, é uma espécie de Woodstock. A verdade é que eu não viajo muito, porque eu tenho ums restaurantes em santana e eu não costumo fazer a longa viagem, mas foi uma experiência incrível.