terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Um guitarrero brasileiro

Por Ana Bárbara, Eloah Correa, Hélio Rodrigues e Juliana de Oliveira
Foto: Arquivo pessoal do artista

Kiko Peres um dos expoentes da guitarra de nosso solo pátrio, começou a tocar guitarra aos 12 anos em Brasília, onde em 1986 estudou Harmonia e Improvisação com Nelson Faria, na Escola de Música de Brasília. Em 1991, foi estudar música no “Guitar Institute of Technology (G.I.T.)”, em Los Angeles, Califórnia - USA. Na ocasião de “matar uma aula” no G.I.T, sem pretensão, presenciou a celebração de inauguração da placa em homenagem a Jimi Hendrix, na calçada da fama, em Los Angeles.
Junto com Adriano Faquini em 1995, montou o “Tributo a Led Zeppelin”, que foi um sucesso de crítica e público em Brasília. Logo em seguida deu ignição ao “Tributo a Jimi Hendrix”, tendo a participação de alguns dos melhores guitarristas do DF. No final de 1996, foi chamado para assumir a posição de guitarrista da banda de reggae “Nativus” ( Natiruts ).
Em 2002, após 3 discos que somam juntos, mais de 500 mil cópias vendidas, Kiko Peres deixa o posto de guitarrista de uma das mais populares bandas de reggae de raiz do Brasil, o Natiruts ( ex-Nativus) para investir no lançamento de seu 2º álbum solo instrumental.

Em 2007, com Bruno e Izabella (todos ex-Natiruts) montou o belíssimo trabalho “InNatura”, registrado nos formatos de CD e DVD, gravado ao vivo no Teatro Nacional de Brasília, onde os esses “artistas brasileiros”, permearam as suas grandes influências de Roots, Rock e Reggae, dentro dos seus próprios refinos culturais.

Bloogstock - Você como um dos "focos de cultura" da escola Rock de Brasília, o que de fato influenciou sua escalada de músico ou reforçou seu conhecimento com a história do Festival de Woodstock ?

Kiko - Mesmo antes de gostar de Rock, quando criança, sempre simpatizei com a filosofia do "Paz e Amor", talvez por ter nascido nos anos 70 e respirar aquela atmosfera, adorava ir à Feira Hippie quando pequeno. Anos depois, já formado em música, Jimi Hendrix passou a ser meu grande guru, minha maior inspiração, e além de ter sido o grande ícone daquela geração, ele foi à atração principal do festival, fechando o último dia. No final da apresentação dele, ele puxou um blues de improviso que depois batizaram de "Villanova Junction" - toda vez que escuto esse som, tenho arrepios, meus olhos se enchem de lágrimas. Sempre que posso, toco esse blues em minhas apresentações,vejam no:
http://www.youtube.com/watch?v=o0A8e60ip1o ou
http://www.youtube.com/watch?v=9B5o79cwcfM

Bloogstock - Roots, Rock ou Reggae...? Você como músico, o que te ajudou a desaguar um "espírito libertário musical brasileiro" dentro da seara "Festival", ou nos moldes de "Rock In Rio", "Abril pro Rock" ou "Porão do Rock" ?

Kiko - Para ser bem sincero, tanto o festival "Abril pro Rock" quanto o "Porão" não me dizem muita coisa, pra mim não tem nada desse ideal libertário, é mais uma "panelinha" dos amigos e puxa-saco dos produtores, etc.... Já o Rock in Rio 1, de 1985, por mais que não tenha esse ideal que teve “Woodstock” foi muito importante para minha formação musical, pois na época eu estava começando a tocar, e foi muito importante para a profissionalização do mercado musical brasileiro, principalmente em termos técnicos, o aprendizado com os gringos foi muito intenso e botou o Brasil na rota dos grandes shows internacionais.

Bloogstock- Um "guitarrero brasileiro"..nasce de Hendrix ou Santanna..? Qual Influência desses ícones que fizeram shows antológicos no Woodstock, você acredita que ainda contempla como referência Rock para contemporaneidade musical no Brasil ?

Kiko - Sem dúvida, tanto Hendrix quanto Santana são referências obrigatórias para qualquer músico, principalmente guitarristas, por se tratar de dois artistas que se entregam de alma, em cada nota eles botam todo o espírito, todo coração, por isso são imortais. Modismos vão e vem, mais a música feita com alma é imortal, é eterna, as gerações futuras ainda vão olhar esses artistas como vemos hoje os grandes gênios da música clássica.....

Saiba mais sobre Kiko Peres: http://www.kikoperes.com/

Nenhum comentário: